sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock



13 de julho dia mundial do rock vamos pensar por um segundo, será que esta é a data de criação do Rock and Roll?

Vamos descobrir, no ano de 1950 quando foi concebido era inimaginável à proporção que este gênero musical iria alcançar. Originado no subúrbio dos Estados Unidos da mistura do Blues, Country, Rhythm and Blues, Folk, Jazz e Musica Clássica. Nomes como Jackie Brenston, Bill Haley, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent e é claro Vossa Majestade Elvis Presley foram os precursores deste que subiu de status de gênero musical para filosofia e estilo de vida.


Vale mencionar a visita de Martim Mcfliy a galera do passado ensinando a rapaziada uma nova forma de tocar guitarra, com um som que futuramente Chuck Berry viria plagiar.



Falei de 1950, mas não mencionei nenhuma data especifica, e a pergunta permanece, onde entra 13 de julho na jogada? O marco desta data na verdade veio um pouco mais a frente, com o Rock já maduro e consolidado, querendo mostrar que ia muito além de figuras controversas com roupas pretas que supostamente usavam drogas, e sim um movimento atuante na melhora do planeta. Surge então a figura de Bob Geldof engajando o Rock em projeto sociais, onde no dia 13 de julho de 1985 organiza o festival Live Aid com objetivo de erradicar a fome na Etiópia.

O festival Live Aid contou com shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos) com a participação de nomes como: Led Zeppelin, U2, Black Sabbath, Judas Priest, The Who, Status Quo, Queen e a participação de Madona dando um toque feminino ao evento. Este festival está no Hall como um dos melhores shows da história.




Juntar Rock and Roll, milhões de pessoas, dois países, transmissão ao vivo pela BBC para diversos outros países em favor de uma causa nobre, abrindo os olhos do mundo para os problemas da África, fez do dia 15 de julho o dia Mundial do Rock.

By. Caslu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...