domingo, 15 de julho de 2012

Poucos passos para ter uma melhor qualidade de vida!

Vivemos num mundo onde quase não precisamos nos locomover, seja para solicitar uma pizza, quanto para assistir um filme em que simplesmente baixamos e mais fácil ainda utilizamos o controle remoto para que realmente não tenhamos que sair do lugar.
Para algumas pessoas, ter um estilo de vida como esse mencionado acima que é prático e moderno, porém, não sabem o que estão perdendo.

Exercícios físicos
Ao praticar qualquer exercício físico, estaremos trabalhando o nosso físico e psicológico, segue as principais vantagens da prática no geral:
- Cura de doenças (ao invés de tomar remédios e muitas vezes exageradamente, exercícios físicos auxiliam no tratamento de todas as doenças, observe bem, isso não é brincadeira, quando dizemos todas as doenças, é por que é verdade, basta pensar).
- Estética (para determinados tipos de casos, não é preciso fazer lipoaspiração, implantes de silicone, entre outros, no que não deixa de ser útil nos casos em que pessoas nascem com problemas sérios que devem ser resolvido por Cirurgiões plásticos).
- Autoestima ( melhora a sua vida pessoal e profissional, o que significa que estará sempre disposto para fazer tudo com amigos, família, e o seu humor estará perfeito mesmo para solucionar problemas).

Vamos pensar em mais detalhes:
Se você possui doenças pulmonares como bronquite, quer coisa melhor que a Natação? Além de diminuir sua tensão devido à falta de ar, melhora a sua capacidade de controlar a respiração, também permite o controle do peso, pois devido o tratamento com remédios fortes acaba tornando a sua resistência baixa e assim a natação aumenta o apetite, sendo assim, fundamental para pessoas que possuem os famosos ITES: bronquite, sinusite... Falando sobre natação, temos suas modalidades como a hidroginástica já mencionada anteriormente nesse blog, tem a função de trabalhar a pessoa como um todo, e melhor de tudo, não tem proibição alguma quanto à idade, estatura, peso e seja lá qual for o empecilho inventado.

Temos também a dança que segundo fisiologista Raul Santo de Oliveira, professor de Anatomia e Fisiologia Humana na Escola de Educação Física da Polícia Militar e professor mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UnifespEPM) em cursos como os de Medicina Desportiva e Nutrição Desportiva, o hábito da dança pode, ser feito com frequência, ajuda a eliminar os perigos da vida sedentária, uma das principais causadoras de doenças coronarianas, diabetes e até câncer. Baseado em dados do American College of  Sports Medicine, Oliveira garante que o exercício físico regular e sistematizado é benéfico para a saúde. Assim como a caminhada, a natação e a corrida, a dança traz uma série de vantagens aos praticantes. O professor diz que dançar, em geral, melhora a coordenação motora e a resistência cardiorrespiratória, aumenta a flexibilidade e a agilidade, fortalece o sistema imunológico, é motivante e, muitas vezes, não exige domínio total da técnica. Para quem vive estressado, ansioso, com baixa-estima, problemas para pegar no sono ou com vontade de abandonar o cigarro, o professor garante que a dança também pode trazer excelentes resultados.

Para a mulherada se sentir além do100% perfeita, vamos falar sobre a dança do Ventre?
Segundo a Pedagoga e Bailarina de Dança do Ventre Tatiana Arantes dos Santos cujo nome artístico é Habibah Johara, considera a dança do ventre como refúgio do senso comum, o que seria diferenciar dos problemas que algumas mulheres possuem e ao praticar a dança do ventre certamente esses problemas desaparecerão. Além de ser uma dança milenar, as vantagens são as melhores possíveis, ajuda na correção melhorando a postura, modelamento da cintura, estímulo das funções ovarianas, na diminuição e alívio das cólicas menstruais, na preparação do corpo da mulher para a gravidez e o parto e num melhor controle sobre os esfíncteres, entre muitas outras vantagens sempre levando em consideração a autoestima e a saúde da mulher.  Bem como existem as vantagens também existem suas exceções nos casos de mulheres grávidas que nunca praticaram a dança do ventre e decide fazer mesmo estando gestante, a mesma poderá fazer somente movimentos suaves de mãos, braços e cabeça para que o bebê não sinta diferenças trazidas por sua mãe, ou seja, para fazer “todos os movimentos” abdominais tem que ter praticado antes de engravidar para o corpo já se acostumar.
Segunda a Fisioterapeuta e Bailarina de Dança do Ventre Patrícia Bencardini diz que os movimentos estimulam toda a musculatura e sua correspondente inervação na região do períneo e assoalho pélvico, o que ajuda a prevenir problemas de incontinência urinária.


Segundo o Vingador e Triatleta DeFeo considera a união dos esportes para se obter uma condição física perfeita, pois trabalha o corpo de uma forma uniforme e completa. Com a natação trabalhamos os membros superiores e a resistência cardiorrespiratória , já com o ciclismo trabalhamos os membros inferiores como coxas, glúteos e abdômen incluindo a atividade aeróbica e finalizamos com a corrida, onde trabalhamos a musculatura das pernas por inteiro . O treinamento do multi esporte pode ser estimulante para pessoas que não aguentam ficar muito tempo realizando a mesma atividade e por isso desistem logo, quando você treina três modalidades existem inúmeras formas de variar o treinamento e se manter sempre motivado. É claro que você não necessita virar um super-atleta para usufruir dos benefícios do triathlon, um treino de 45minutos diários ou a cada dois dias já fará grande diferença para sua saúde e bem estar.

Falando sobre condições financeiras
Há situações em que não é necessário por as mãos no bolso, se não está nos seus melhores tempos se tratando em dinheiro, faça exercícios em casa utilizando recursos que o próprio corpo proporciona, como abdominais, flexões, polichinelos, agachamentos, caminhada, corrida, ciclismo numa praça próxima, na rua, calçadões, parques, entre outros. 

Para ver mais sobre o assunto clique aqui.

Gostou das dicas? Comente.

By.Tatiana - Habibah Johara & DeFeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...