quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Benefícios da Hidroginástica no tratamento da Artrite!

A Nossa Liga Vingadora está apoiando a campanha Hidro + Saude da Educadora Física e Professora da Academia Competition Daniela Regina que visa distribuir informações e despertar o interesse da população em relação aos benefícios e vantagens da prática da Hidroginástica.
O primeiro texto da campanha está publicado no blog Kids and Swimming,e também pode ser visualizado abaixo a matéria que trata dos benefícios de se praticar a hidroginástica por pessoas portadoras de Artrite.

Hidroginástica e a Artrite

O que é Artrite?

Existem duas formas mais comuns de Artrite, sendo elas a osteoartrite e a atrite reumatoide.

A osteoartrite é conhecida também como uma doença degenerativa da articulação, tende a  ser localizada em uma articulação ou mais articulações, originando-se com a deterioração do material cartilaginoso em volta da articulação.

Já Artrite Reumatóide, é uma doença crônica, progressiva, que envolve múltiplas articulações, atingindo diversos graus de incapacidade funcional (atividades diárias, como vestir-se, subir escadas entre outras), podendo diminuir a autonomia e a qualidade de vida do indivíduo. Ocorre mais frequentemente em mulheres adultas e na meia-idade. Ela se caracteriza pelo envolvimento infamatório e destrutivo de múltiplas articulações, ela tende a afetar principalmente as pequenas articulações do corpo, como as das mãos, pés, joelhos tornozelos, cotovelos e punhos.

Antigamente era recomendado repouso e não execução de exercícios, durantes as crises, ainda permanece necessário o repouso, mais o exercício é essencial para evitar a fraqueza e atrofia muscular, a rigidez articular, a limitação dos movimentos articulares, e a diminuição da energia e vitalidade, sendo importante ter um equilíbrio na atividade física e um repouso individualizado.

Os benefícios da Hidroginástica:
Para atingir os objetivos esperados a profundidade da água deve estar entre a cintura e o peito.
O exercício leve na água libera a tensão nas articulações proporciona  uma mobilidade adicional. Com a hidroginástica, a pessoa portadora de artrite terá uma maior liberdade dos movimentos, movimentos esses que podem estar prejudicados fora da água, havendo também uma elevação na freqüência cardíaca, ocorrendo um treinamento aeróbico levando a liberação de endorfinas.
Considerando que a sustentação do peso por articulações afetadas é dolorosa, a água pode ser o único meio que permite o exercício de maior intensidade para que sejam obtidos efeitos cardiorrespiratórios e de bem estar desejáveis, melhorando a sua capacidade funcional, particularmente o caminhar, mobilizar as articulações, fortalecer os músculos, incrementar a aptidão física em geral e o mais importante, proporcionar diversão e prazer.

Fonte : AEA, Aquatic Exercise Association. Manual do profissional de fitness aquático. Tradução Beatriz Caldas e Cintya da Silva. Rio de Janeiro: Shape, 2008.

Texto de : Daniela Regina, Professora de Educação Física e Professora de Hidroginástica da Academia Competition, certificada pela AEA (Aquatic Exercises Association)

Fique ligado em A Nossa Liga Vingadora e Kids and Smimming para acompanhar as próximas publicações.

Gostou da dica? Comente.

By.DeFeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...