terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trilogia Batman – Entre Tragédias e Glórias



Em julho de 2012 chega ao fim mais uma espetacular trilogia nos cinemas, Batman dirigido por Christopher Nolan e protagonizado por Christian Bale com toda certeza vão deixar saudades, mas fica também a sensação de dever cumpridos, pois o ultimo filme da série foi aplaudido de pé pelos críticos. Eu não aplaudi de pé para não passar por idiota mais que merecia, merecia.

Batman Begins


Tudo começou em 2005 com Batman Begins, um filme que revolucionou a forma como os heróis de quadrinhos eram retratados nos cinemas. Muito mais adultos, sombrio e com cenas mais críveis esta revolucionária trilogia tem inicio.

Tragédias Batman – Begins


As tragédias que marcam este filme não são bem umas tragédias por assim dizer, este filme demorou muito para sair do papel, diversos diretores foram cogitados para produção, até acertar em cheio com Christopher Nolan até então pouco conhecido. E para fazer o Batman então, até Ashton Kutcher foi cotado, ai sim teríamos uma tragédia anunciada. Mas vai uma curiosidade digna de ser mencionada sobre a produção deste filme, o Batmóvel veiculo produzido exclusivamente para o filme sem tomar como base nada existente no mundo real, durante uma passagem pelas ruas de Chicago chocou-se com um outro veiculo. O motorista deste veiculo disse que se jogou propositalmente para cima do Batmóvel por achar que se tratava de uma nave alienígena invadindo a Terra, é meu povo vale ressaltar a coragem do homem, caso uma invasão venha realmente acontecer já temos nosso candidato a herói.

Glórias Batman – Begins


As glórias deste filme ficam por conta do sucesso que possibilitou a continuidade da produção. O sucesso alcançou publico e critica que assistiram algo maduro e palpável sobre o universo de quadrinhos, é claro que os fãs mais afoitos de quadrinhos levantaram a mão dizendo que a obra não é totalmente fiel ao que eles viram nas revistas. Mas como eu conheço bastante deste tipo digo para vocês, não leve esses caras muito a sério.  Vale mencionar que o filme arrecadou US$ 372.710.015 pelo mundo e recebeu ainda uma indicação ao Oscar de melhor fotografia, e nossa querida Katie Holmes recebeu ainda um framboesa de ouro (premio dado aos piores do cinema) como atriz coadjuvantes pela sua atuação no filme.

The Dark knigth


Três anos depois de Batman Begins em 2008 a trajetória do homem morcego continua desta vez com um vilão a altura, o coringa rouba a cena e quando se fala deste filme seu nome é mais lembrado que o do próprio herói. O clima do filme continua o mesmo do anterior, mas ouso em dizer que é adicionada uma carga de adrenalina extra.

Tragédias The Dark Knigth


Com certeza a tragédia mais conhecida e comentada deste filme é a morte de Heath Ledger por abuso de medicamentos. O ator interpretou o memorável Coringa vilão do filme, dizem as más línguas que sua atuação é considerada memorável por conta de sua morte, mas basta assistir o filme para deixar isto de lado. É possível sentir a entrega do ator de forma que sua atuação mais parece uma possessão, você não enxergar Heath Ledger no filme e sim o Coringa, os de coração mais fraco chegam a ter medo do personagem. Outra curiosidade que vale ser mencionada é mais uma vez sobre os moradores da região onde o longa foi filmado, no begins vimos a atuação de um herói contra as forças alienígenas, já no The Dark Knights uma bola de fogo de 60 metros de altura criada para o inicio do filme, causou pânico na população da redondeza que acreditava se tratar de um ataque terrorista. O onze de setembro ainda deixa sua marca.

Glórias The Dark Knigth


Mas um sucesso de publico e critica, sua bilheteria fez história com um total de US$ 1.001.921.825 arrecadado pelo mundo, esta entre as dez maiores bilheterias da história do cinema. Mas não só de grana viveu o filme, foram oito indicações ao Oscar de 2009 com vitória em melhor edição de som e de ator coadjuvante para Heath Ledger que também ganhou um Globo de Ouro na mesma categoria. Mas muito mais que estes detalhes técnicos foi a emoção de assistir a este filme no cinema. Atualmente a tecnologia tem imperado nos filmes, mas esta é uma obra onde a história é levada em consideração isso para nós que assistimos ao filme é o mais importante.

The Dark Knigth Rises


Depois de muita expectativa em 2012 a trilogia tem o seu fim, com o avanço da internet quem quis pode acompanhar passo a passo a produção do filme.  Devido ao sucesso de The Dark Knigth a missão do The Dark Knigth Rises era a de superar seu antecessor, mania essa de que nós terráqueos temos de sempre comparar as coisas. Esta mania pode até interferir no modo de ver o filme, que é uma trilogia com inicio, meio e fim. Dando uma de terráqueo não vou ser imparcial e digo que este é o meu filme preferido da série.

Tragédias The Dark Knigth Rises


Foi noticia em todo mundo, o atendo logo na pré-estreia da produção em um cinema norte americano, onde 14 pessoas foram mortas por um atirador e 50 ficaram feridas. Infelizmente ainda temos noticias deste tipo que assustam e fazem pensar no que temos de fazer para viver enfim em harmonia (algo não relatado no filme, pois harmonia neste filme acredito que você não vai encontrar), isto é mais uma marcar triste que se passa durante a produção da trilogia mas vamos nos esforçar para não ser levado por isso em consideração em relação a obra. Outra curiosidade durante a produção não teve a ver com alienígenas ou ataque terrorista, a duble da “mulher gato” atropelou um dos cinegrafistas e destruiu uma câmera IMAX dita como a mais cara utilizada na indústria cinematográfica atualmente. Além da câmera ninguém mais se feriu durante o incidente, mas uma pequena queda no lucro final o acidente causou.

Glorias The Dark Knigth Rises


O publico está vibrando nos cinemas, os críticos aplaudiram de pé e a bilheteria esta indo muito bem obrigado. Um filme capaz de prender do inicio ao fim, você não tem um minuto de descanso, pois sempre algo está acontecendo ou para acontecer. O vilão põe medo e respeito e não deixa você sentir falta do Coringa, você vê nos olhos do nosso herói o poder que este vilão tem. Com certeza veremos falar muito deste filme durante o próximo Oscar e podemos colocar a produção como um dos melhores filmes do ano de 2012. Tivemos grandes produções este ano, e os quadrinhos foram visitados na figura dos vingadores e do homem aranha, assisti aos dois no cinema e apesar deles trazerem o recurso 3D que tem alavancando os últimos filmes, perderam e feio para obra de arte The Dark Knight Rises (olha o efeito humano de comparação novamente).

Recomendo a quem já assistiu ao ultimo filme da trilogia ouvir 3 podcast que falam sobre o filme. Além de rir muito você vai conhecer muitos detalhes sobre a obra:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...