segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hidroginástica e Fibromialgia!



A Nossa Liga Vingadora está apoiando a campanha Hidro + Saúde da Educadora Física e Professora da Academia Competition Daniela Regina que visa distribuir informações e despertar o interesse da população em relação aos benefícios e vantagens da prática da Hidroginástica.

O texto original está publicado no Blog Kids and Swimming.

O segundo texto da campanha, que segue abaixo, fala dos benefícios de se praticar a hidroginástica por pessoas portadoras de fibromialgia.

Hidroginástica e Fibromialgia

A Fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa, tendo uma condição crônica caracterizada pela fadiga e dores generalizadas nos músculos, ligamentos e tendões. Acomete principalmente as mulheres. Sua causa ainda é desconhecida, sendo caracterizada pela presença de dor muscular e sítios dolorosos específicos, associados frenquentemente, a distúrbios do sono, fadiga crônica, distúrbios psíquicos e instestinais. Podendo ser divididas em duas categorias : primária, como aquela que ocorre sem associação com outra patologia, e a secundária que vem associada à outra doença, como por exemplo a Artrite Reumatóide. Para ser considerado Fibromialgia, um paciente deve ter 11 de 18 áreas específicas do corpo com dor ou pressão, e a dor difundida deve durar ao menos três meses.

Os benefícios da Hidroginástica para essa população incluem :
A) Número reduzido de pontos dolorosos;
B) Dor geral diminuída;
C) Melhora do sono e menos fadiga;
D) Melhora da auto-estima;
E) Interações sociais mais frequentes e mais significativas.

As pessoas que possuem Fibromialgia acham muito confortável o exercício em água morna, além de ser benéfico por ter baixo impacto.

Fonte: AEA, Aquatic Exercise Association, Manual do Profissional de Fitness Aquático.

Texto de : Daniela Regina, Professora de Educação Física e Professora de Hidroginástica da Academia Competition, certificada pela AEA (Aquatic Exercises Association)







Veja também:

Benefícios da Hidroginástica no tratamento da Artrite!




Gostou destas dicas! Comente.

By.DeFeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Interessantes em outros Blogs:

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...